Matheus Arcaro

Sinto informa-lhe, mas Deus não te conhece

Informação um tanto pesada para algumas pessoas. Justamente por isso trago alguns atenuantes. De fato, logicamente, pela sua constituição, Deus não pode conhecer. Entretanto, como razão e fé são duas áreas que podem e devem viver paralelamente, um argumento racional, por mais convincente que seja, não abala a força da fé e vice versa.

Antes de expor os porquês da impossibilidade do conhecimento divino, precisamos delimitar o termo conhecimento.

Para Platão, conhecimento é opinião verdadeira justificada. Essa definição tripartite, apesar de inúmeras refutações, ainda sustenta-se como plausível. Conhecer X significa um procedimento capaz de fornecer algumas informações verificáveis sobre X, ou seja, algo que permita descrevê-lo, calculá-lo ou prevê-lo em certos limites, diferentemente da simples crença, que é o empenho na verdade de uma noção qualquer ainda que não aferível.

O conhecimento sempre se dá na relação Sujeito – Objeto.
Por sujeito, entenda-se todo ser capacitado racionalmente.Objeto é o fim a que se tende; a coisa que se deseja; o conceito pensado. É tudo aquilo que o sujeito é capaz de conhecer.

A própria palavra ‘objeto’ dá uma noção de como se dá essa relação. Derivado de objetum tem a mesma raiz etimológica de “objeção”. Daí, o conhecimento só é possível na contraposição Sujeito – Objeto.
O conhecimento pleno, absoluto, que necessariamente seria o de Deus (por ser perfeito), elimina a contraposição S-O. Pressupõe que Ele “penetre” no objeto. Sujeito e Objeto seria uma única coisa. Mas, sem contraposição, não há conhecimento.

O mesmo viés interpretativo ainda elucida-nos que Deus, por ser perfeito (completamente feito) não suporta “falta” em seu Ser. Assim como o “desejo” (o querer), conhecimento é carência, pois só é possível conhecer o que não se conhece. Um Deus carente ou incompleto é inconcebível.

Portanto, ou Deus elimina a contraposição necessária ao conhecimento (tornando-se objeto) ou admite sua carência e permanece na relação.